2ª Semana

03/10 – 5ª FEIRA
ESPETÁCULO
  
OFF_elia
Coletivo Garoa


















DATA: 03/10 às 20h30

LOCAL: Espaço Cultural Caldeirão
Rua Dona Layr Costa Rego, 85b Jd. Peri-Peri   Tel: (11) 3749-1473
Capacidade: 60 lugares

SINOPSE

Uma Ofélia multiplicada e reinventada em outras que dão suporte e substrato à sua loucura crescente – Ofélias, unidas em coro de vozes dissonantes e coordenadas. Apresenta-se, assim, uma Off_élia fragmentada em ideias e corpos, cujo processo de enlouquecimento é exposto através dos sussurros de seus outros egos, que dançam e pautam o ritmo da sua depressão.

FICHA TÉCNICA

Gênero: Dança-Teatro
Duração: 70 min.
Indicação etária: a partir de 14 anos
Direção: Murillo Basso
Organização Dramatúrgica: Murillo Basso
Elenco:     Gian Melone
                  Marisa Paiva
                  Matheus Martins
                 Renan Ferreira
                 Tamirys O’Hanna  (atriz convidada)

Figurino e Cenografia: Criação Coletiva
Sonoplastia: Rubens Alexandre
Iluminação: Murillo Basso
Arte Gráfica: Gian Melone
Produção: Murillo Basso
Fotos: Lígia Ferreira
Orientadores de Pesquisa: Antônio Araújo e Johana de Albuquerque


04/10 – 6ª FEIRA
LEITURA DRAMÁTICA

A QUEDA
MARCELO AIROLDI

DATA: 04/10 às 20h30

LOCAL: Espaço Cultural Caldeirão
Rua Dona Layr Costa Rego, 85b Jd. Peri-Peri   Tel: (11) 3749-1473
Capacidade: 60 lugares

SINOPSE

Leitura dramática do texto “A Queda” escrito pelo ator, diretor e dramaturgo Marcello Airoldi.  Um homem está numa queda livre. Não sabe por que, nem quando começou a cair. Durante a queda, seus membros, vísceras e memória, são levados céu abaixo por um albatroz. Antes de desaparecer por completo, relembra algumas canções e poemas que conheceu. 


Marcello Airoldi Na Televisão, atuou em novelas da Rede Globo como Viver a Vida (2010), A vida da Gente (2011 / 12) e Salve Jorge, de Glória Perez. Além disso, atuou nas séries Som e Fúria, Divã, Tapas e Beijos e interpretou Adoniran Barbosa no especial “Por toda minha vida”, programa que concorreu ao EMMY.  No cinema, está no elenco de “Onde está a felicidade?” de Carlos Alberto Riccelli e Bruna Lombardi, pelo qual recebeu prêmio de melhor ator coadjuvante no Los Angeles Brazilian Film Festival; “Quanto dura o amor?”, de Roberto Moreira e Flores Raras, de Bruno Barreto, este último com estreia prevista para agosto de 2013. Filma até agosto deste ano S.O.S. Mulheres ao Mar, com direção de Cris D´amato, Amor em Sampa de Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli; e o filme “do lado de fora”, de André Collazzi, direção de Alexandre Cavalcanti.
No teatro, funda e integra o núcleo de pesquisas do ator Teatro de Perto. Dirige e atua no monólogo “Café com Torradas”, com texto de Gero Camilo, e escreve e atua em “Um Segundo e Meio”, com direção de Antonio Januzelli. Atuou também em espetáculos como Bodas de Sangue, do grupo Ventoforte, Os Penetras, de Mike Leigh, Pessoas Absurdas, de Alan Ayckbourn, direção de Otávio Martins.
Escreveu e dirigiu “A Casa do Gaspar, ou Kaspar Hauser, o órfão da Europa, no Teatro Ventoforte” e escreveu para o Teatro de Perto textos como Um segundo e meio, A queda, Cancela e o infantil “Mequetrefe Sorrateiro”, ainda inéditos.
Recebeu Prêmio de melhor direção pela peça “Macário” (Projeto Viva Cultura da Secretaria do Estado da Cultura/SP -1993) e pelo espetáculo “Café com Torradas”, na 9ª edição do Festival de Monólogos (Piedade- 2002).
É formado pela Escola de Arte Dramática da USP. Estudou teatro físico, mímica e interpretação no Birkbeck College – University of London e Cit Lit of London.
Dirigiu o Depto de Cultura da cidade de Barueri, onde coordenou inúmeros projetos culturais. Atualmente participa do programa de incentivo a leitura de Barueri, dirigindo espetáculos voltados ao tema.

Nelson Baskerville é ator, diretor e autor teatral além de artista plástico. Prêmio Shell 2011 de melhor diretor por “Luis Antonio-Gabriela”, (espetáculo com maior número de indicações do ano – melhor diretor, autor, iluminador, ator e figurino), e mais 2 indicações ao premio Shell 2013, melhor diretor e iluminador por “As Estrelas Cadentes do meu Céu são feitas de Bombas do Inimigo”; além do Prêmio APCA, 2011, de melhor espetáculo, Melhor espetáculo, Juri Popular do Prêmio Governador do Estado e Prêmio CPT de melhor diretor e melhor conjunto, pelo mesmo espetáculo.
Formado pela EAD (Escola de Arte Dramática da Universidade de são Paulo) em 1983, Nelson trabalhou como ator e assistente de direção de Fauzi Arap durante os anos de 1980. Trabalhou no grupo TAPA entre 1989 e 1991 e foi também integrante do "Núcleo dos Dez de Dramaturgia", coordenado por Luis Alberto de Abreu. Foi professor do Teatro Escola Célia-Helena durante 19 anos e atualmente leciona na Escola de Atores Wolf Maya. Em 2008, adaptou e dirigiu “Por que a Criança cozinha na Polenta” de Agaja Veteranyi, (40 prêmios em 12 festivais pelo Brasil incluindo melhor direção, adaptação e trilha sonora). Seus mais recentes trabalhos foram “Os Credores” de Strindberg, “Cortex” de Franz Kepler, “As Estrelas Cadentes do Meu Céu são feitas de Bombas do Inimigo” com a cia Provisório-Definitivo e “Lou&Leo”.



05/10 - SÁBADO
VIVÊNCIA PRÁTICA

DANÇA E CRIAÇÃO – POEMAS DO CORPO
ZÉ MARIA CARVALHO

























DATA: 05/10 das 10h às 13h

LOCAL: Espaço Cultural Caldeirão
Rua Dona Layr Costa Rego, 85b Jd. Peri-Peri   Tel: (11) 3749-1473

Nº VAGAS: 15

PÚBLICO-ALVO: maiores de 17 anos (atores, circenses, bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral)

SINOPSE

Esta oficina destina-se a apresentar o trabalho de Educação Somática aplicada à Dança contemporânea e butoh. Utiliza o método Feldenkrais de Educação Somática aplicado à dança, com exercícios  que servirão de instrumento para que o ator e/ou dançarino possa criar. Utiliza-se de exercícios com temas de movimento, explorando as bases do movimento coordenado, trabalho com improvisações desenvolvidas a partir de  temas corporais e imagens onde o dançar transforma-se no construir poemas com o corpo. Destina-se a explorar o potencial criativo capaz de despertar a percepção de espaço, texturas e dinâmicas aplicadas em performance e na criação artística. 

 CURRÍCULO

Dançarino, coreógrafo, professor e pesquisador da dança butoh, dança contemporânea, criador e diretor do Espaço Viver Dança e Cia a partir de 1985 onde atua como professor de Educação Somática e dança contemporânea. Estudou dança e teatro com: Klauss Vianna , Denilto Gomes, Mirian Muniz, Takao Kusuo. Participou do grupo Tamanduá de Dança Teatro sob a direção de Takao Kusuno de 1995 a 2001. A partir de 2001 desenvolve carreira solo.


ESPETÁCULO

GIRANDÊRA
GRUPO AS CLARIANAS


















DATA: 05/10 às 21h

LOCAL: Espaço Cultural Caldeirão
Rua Dona Layr Costa Rego, 85b Jd. Peri-Peri   Tel: (11) 3749-1473
Capacidade: 60 lugares
SINOPSE

"CLARIANAS" é um grupo musical formado por 3 cantoras/atrizes (Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa), um rabequeiro/violonista (Giovani Di Ganzá) e uma percussionista (Fefê Camilo), que tem como mote principal a investigação da voz da mulher "ancestral" na música popular do Brasil, a partir do contexto da música "natural", de tradição popular, dos cantos caboclos de matriz africanordestina- indígena-periférica, das comunidades brasileiras. Com um repertório de 15 canções autorais e 01 do cantor/compositor CHICO CÉSAR, "GIRANDÊRA" (1º CD de CLARIANAS - lançado em novembro de 2012) é um apanhado sonoro, que vai desde o aboio sertanejo até o samba-de-roda, passando pelas brincantes de côco, ladainhas do catolicismo popular, cânticos indígenas, maracatu-baque-virado, baião, rezas e tambores. Sempre melodiados por vozes que resgatam a memória das mulheres cantadeiras de brasil, marcadas por conteúdos contundentes sobre a realidade de nosso povo.

FICHA TÉCNICA

Gênero: Show poético musical
Duração: 80 minutos
Indicação etária: a partir de 15 anos
Cantoras/atrizes/percussionistas: Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa 
Músicos: Giovani Di Ganzá -  violibeca/violão e Fefê Camilo - percussão 
Músicas e Composição: Naruna Costa 
Arranjos e direção musical:  Naruna Costa e Giovani Di Ganzá 
Direção de palco: Mario Pazini 
Figurino e espaço cenográfico: Leandro Benites 
Iluminação: Alexandre Souza 
Produção: Grupo Clariô de Teatro


06/10 – DOMINGO
CONFERÊNCIA

ARTE E RITUAL
CASSIANO QUILICI

























DATA: 06/10 das 14h às 17h

LOCAL: Espaço Cultural Caldeirão
Rua Dona Layr Costa Rego, 85b Jd. Peri-Peri  
Tel: (11) 3749-1473
Capacidade: 60 lugares

CURRÍCULO

Cassiano Sydow Quilici é mestre em Antropologia Social pela UNICAMP; doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, obtendo sua livre-docência em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNICAMP.  Autor dos livros Antonin Artaud: Teatro e Ritual (ed. Annablume, 2004 e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012) e O Ator-Performer: Poéticas da Transformação de Si (no prelo; Perspectiva) além de diversos capítulos de livros, ensaios e artigos sobre teatro publicados em revistas especializadas. Professor de Teoria Teatral e Dramaturgia no departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. Professor e orientador de pós-graduação do Departamento de Artes da UNICAMP e do curso de pós-graduação lato-senso em Jornalismo Cultural da COGEAE-PUC. Professor do Curso de Artes do Corpo da PUC-SP e Professor convidado no curso de pós-graduação em Artes Cênicas da ECA-USP. Membro da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas), apresentando diversos trabalhos em congressos e eventos da área. Dramaturgo, ganhou o prêmio Coca-Cola /Femsa de melhor autor em 2005, pela peça “As Velhas Fiandeiras”. Como artista e colaborador, trabalhou junto a Luiz Roberto Galízia, Luis Fernando Ramos, Cacá Carvalho, José Rubens Siqueira, Joana Lopes, Maurício Paroni de Castro de Castro, Renato Coehen, Newton Moreno, Cibele Forjaz, Meninas do Conto entre outros. 

ESPETÁCULO

ORÈ YÈYÈ O, OXUM TARANGAM
NÚCLEO PREMA


























DATA: 06/10 às 20h

LOCAL: Espaço Cultural Caldeirão
Rua Dona Layr Costa Rego, 85b Jd. Peri-Peri   Tel: (11) 3749-1473
Capacidade: 60 lugares

SINOPSE

“Orè Yèyè O, Oxum Tarangam” é uma coprodução Brasil/Índia, produzida em parceria com a Guru  Maya Vinayan. Este espetáculo de dança-teatro se vale da técnica de Dança Clássica Indiana, conhecida como Kuchipudi, para contar histórias extraídas da Mitologia Afro-Brasileira, em especial do Orixá Oxum.

FICHA TÉCNICA

Gênero: Dança-teatro
Duração solo: 30 min.
Indicação etária: 12 anos
Concepção Geral, Letra, Música e Interpretação: Irani Cippiciani
Coreógrafa: Maya Vinayan
Mridangam: K. S. Sudhaman
Flauta: S. Sunil Kumar
Veena: Mudikondan Ramesh
Nattuvangam: Maya Vinayan
Vocal: Irani Cippiciani
Fotos: Kenny Roges

Realização: Núcleo Prema e Triveni School of Classical Dances (Coprodução Brasil/Índia, realizada com o suporte do Ministério da Cultura Brasileiro, através do Programa de Difusão e Intercâmbio – SEFIC).





 Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo,
Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário